Publicidade - OTZAds
Hacks Mentais – 70 hacks para produtividade

Hacks Mentais – 70 hacks para produtividade

novembro 20, 2021 0 Por TechMobile

Willian Nascimento LogísticaClique aqui para ver o perfil de Willian Nascimento Logística

Willian Nascimento Logística

Gerente Sr. de Logística | DHL Global Forwarding

Publicado em 2 de mar. de 2020+ Siga

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Hackear o próprio cérebro não é coisa de filme de sci-fi, apesar de parecer. Através de pequenos “truques” mentais é possível obter resultados fantásticos. A “The National Science Foundation” concluiu que o ser humano processa entre 12 a 50 mil pensamentos diariamente. Essa quantidade absurda de pensamentos faz com que nós, seres humanos, passemos a operar em uma espécie de “piloto automático” boa parte do tempo uma vez que seria improdutivo e cansativo tomar 50 mil decisões por dia.

Hacks Mentais

 Hacks mentais são técnicas de psicologia cognitiva utilizadas a favor de quem a usa para várias ocasiões. São largamente utilizadas em campanhas de marketing, trailers de filmes, cartazes de produtos, anúncios ou qualquer outro tipo de mídia.

Existem hacks que vão desde um simples truque social, até mais elaborados tais como iniciar um relacionamento, conseguir um bom emprego, atingir metas e objetivos em geral.

“A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.” Albert Einstein

Interações Sociais

1º Hack – Induzir uma resposta positiva ou negativa

Se você espera obter uma resposta positiva quando estiver falando algo, converse balançando positivamente a cabeça, para cima e para baixo. Funciona também se deseja o contrário, fale balançando a negativamente, isso irá induzir uma resposta negativa.

2º Hack – Se direcione pelo nome

As pessoas dão muito mais atenção quando direcionadas pelo nome. Evite usar pronomes de tratamento e passe a se direcionar mais pelos nomes.

3º Hack – A pergunta

Se te deram uma resposta parcial quando fizeres uma pergunta, aguarde alguns segundos olhando nos olhos da pessoa, ela completará a resposta com mais informações.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

4º Hack – Identificar interesse

As pessoas inclinadas em sua direção demonstram mais interesse no que você está falando ou fazendo. É esse truque usado pelos mágicos quando precisam de voluntários.

5º Hack – Críticas não são melhores que elogios

Muitas vezes um simples elogio pode transformar completamente o dia de uma pessoa. Tente fazes mais elogios do que críticas.

6º Hack – Não é o que, mas como

As pessoas se lembram muito mais de como você falou com elas, do que especificamente do que você falou.

7º Hack – Primeiro e último momento

Pessoas são inclinadas a se lembrar do primeiro e do último momento de uma interação.

8º Hack – Olhe nos olhos

Todos vão sentir muito mais confiança no que você falar, caso você esteja olhando nos olhos da pessoa com quem estás falando.

9º Hack – Saber quem te admira

A pessoa que mais te admira provavelmente vai olhar para você no momento de descontração.

10º Hack – Crie gatilhos nas pessoas

Sempre que você fizer a pessoa rir, toque-a no ombro, realize esta indução várias vezes. Depois de um tempo, bastará tocar no ombro da pessoa e ela estranhamente (técnica de hipnose) se sentirá feliz.

11º Hack – Pedir algo a alguém

Se você quiser pedir um favor, peça antes algo mais complexo e demorado, algo que você sabe que a pessoa vai se negar a fazer. Depois da primeira negativa, peça de fato aquilo que você gostaria de pedir.

12º Hack – Implantar uma falsa memória

Feita em dois tempos, no primeiro, faça uma sugestão (que nunca existiu!) que você sabe que a pessoa não vai se lembrar, naturalmente ela dirá que não se lembra. Após alguns dias, repita a história acrescentando alguns detalhes, provavelmente a pessoa dirá que se lembra.

13º Hack – Evitar confronto

Vai a uma reunião e sente que alguém vai lhe confrontar? Sente ao lado dela. É extremamente incômodo criar conflito com alguém que está sentado ao seu lado.

14º Hack – Sente-se para extrair soluções

Deseja que alguém faça algo imediatamente? Sente-se ao lado dela e aguarde que ela solucione o seu problema. Dica: leve um café, ajuda a mostrar que você tem tempo para esperar que seja feito.

15º Hack – Preste atenção nos pés

Se estiverem em pé, observe os pés. Se você chamar a pessoa e ela girar o tronco apenas, ela provavelmente não quer conversar com você.

16º Hack – Entrevista de emprego

Antes de uma entrevista, exercite seu estado psicológico. Diga a você mesmo que você conhece o entrevistador, é um velho amigo e que você não vê a muito tempo. Imagine-se apertando as mãos, fazendo contato visual, um convidativo sorriso e mantendo uma “pose aberta”.

17º Hack – Primeiro encontro

Para um primeiro encontro marcante, esqueça cinemas, teatros ou jantares, considere a possibilidade de um passeio de patins (em pista ou gelo), parque de diversões, corrida no pôr do sol ou pedalada de bicicleta, isso libera adrenalina e criará um vínculo forte e genuíno.

18º Hack – Mãos quentes

Para passar a impressão de ser uma pessoa mais próxima, convidativa e confiável, esteja com as mãos quentes no momento do aperto de mãos com a pessoa que acabou de conhecer.

19º Hack – Chiclete

Em situação de medo, ansiedade ou tensão (tal como falar em público), tente mascar um chiclete durante o processo.

Desempenho e Produtividade

20º Hack – Aprenda um idioma dormindo

Segundo pesquisadores na Universidade de Zurique, participantes que foram expostos a novas palavras de um novo idioma durante o sono, de fato aprenderam estes vocábulos.

Fonte: https://academic.oup.com/cercor/article/25/11/4169/2366428

21º Hack – Arrume o seu ambiente

Arrumar ou limpar o seu ambiente de trabalho ou a sua casa em momentos de tensão, pode te ajudar a relaxar.

22º Hack – Risque um calendário

Isto te ajuda a focar em um objetivo, seja ele uma data que se aproxima ou dias de metas cumpridas.

23º Hack – Desinstale aplicativos de redes sociais

Não se preocupe, você não precisará abrir mão completamente das suas redes sociais, poderá usa-las através de navegadores, isto dará mais trabalho para acessar a qualquer momento e fará sobrar mais tempo para outras coisas que agregam mais valor. Instale no lugar, aplicativos tais como o Duolingo, de idiomas. “15 minutos por dia estudando um idioma te fará fluente a longo prazo, 15 minutos de redes sociais não trará nada em troca.”

24º Hack – Para tarefas isole as distrações

Quando tiver o objetivo de estudar, ler, escrever, meditar ou qualquer função que exija uma alta concentração, isole-se de qualquer distração.

25º Hack – Eu acredito, eu acho.

Evite essas duas expressões o máximo que você puder, passam insegurança.

26º Hack – Utilize contagem regressiva

Deseja otimizar uma tarefa, utilize uma contagem regressiva do seu tempo estimado.

27º Hack – Utilize cronômetro

Acompanhe o tempo de realização de uma tarefa afim de sempre otimiza-la.

28º Hack – Um barulho constante pode ser bom

Se você mora ou trabalha em um ambiente ruidoso, o som de um ar condicionado ou um ventilador barulhento que possa abafar os demais sons pode te ajudar a se acostumar com o ruído e abstrair, melhorando sua concentração.

29º Hack – Dormir em 1 minuto?

A técnica 4-7-8 pode proporcionar um sono rápido em até 1 minuto. Ao se deitar, respire pelo nariz contando mentalmente 4 segundos; prenda a respiração por 7 segundos; solte o ar pela boca durante 8 segundos. Quatro repetições são um ciclo, tente realizar 4 ciclos.

30º Hack – Crie âncoras para disparar sensações

Esta é uma técnica de auto hipnose para associar sentimentos, exemplo, todas as vezes que você cumprir uma meta, receber um elogio ou superar uma expectativa, estale os dedos próximo ao seu ouvido. Com o tempo, a condição de estalar os dedos próximo aos ouvidos estará relacionada com autoconfiança, assim, toda vez que precisar se sentir autoconfiante, basta realizar o gesto.

31º Hack – Estabeleça pequenas metas

Crie e organize diversas pequenas metas a serem atingidas. A sensação de cumprimento de pequenos deveres de forma constante é alimento para a mente.

32º Hack – Escreva suas metas

Escreva suas metas em um papel e cole na parede ou geladeira, risque cada linha realizada. É importante fazer com que sua mente lembre delas constantemente.

33º Hack – Tarefas mais difíceis pela manhã

Quando falamos de produtividade, uma das melhores decisões é realizar as tarefas mais difíceis logo cedo, elas provavelmente serão resolvidas muito mais rápido e com maior facilidade.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

34º Hack – Utilize o princípio de Pareto

O princípio diz basicamente que 80% dos efeitos podem ser obtidos com a resolução de 20% das causas.

35º Hack – Pare com o multitasking

Estudos comprovaram que fazer várias tarefas simultaneamente inibe a produtividade, isto porque misturar tarefas de diferentes complexidades, abordagens e foco, sacrifica o direcionamento dos esforços, perde-se o ponto de partida e criam-se vários empecilhos para a excelência.

Fonte: https://www.apa.org/pubs/journals/xhp/index

36º Hack – Escreva suas tarefas à noite

Separe alguns minutos à noite para listar suas tarefas para o dia seguinte, isso não apenas te ajuda a lembrar de tudo o que você fez durante o dia, como também lembrará das prioridades para o dia seguinte.

37º Hack – Desative as notificações do seu celular

Celulares são buracos negros para a procrastinação. O simples ato de desativar as notificações (sonoras ou visuais) do seu celular, inibirá o cérebro da curiosidade em saber o que chegou.

Hábitos

38º Hack – Adquirir um bom hábito

Se o seu desejo é ler mais, coloque uma regra pra você mesmo, sempre que você se sentar no sofá, terá que ler pelo menos 5 páginas de um livro. Se for beber mais água, sempre que colocar os pés na cozinha, terá que beber um copo d’água.

39º Hack – Acordar cedo com facilidade

Utilize a luz do sol ao seu favor, deixe uma brecha da janela para deixar a luz entrar, seu organismo começará a identificar que está na hora de levantar-se.

40º Hack – Trocar hábitos ruins

Para parar com um hábito ruim, utilize a substituição, por exemplo, pessoas que fumam, podem tentar beber água toda vez que tiverem vontade de fumar. Dica: pesquise pelo experimento de Pavlov.

41º Hack – Crie o hábito de meditar

A meditação proporciona diversos benefícios que vão desde uma vida mais saudável até o aumento significativo de desempenho.

42º Hack – Finja até que atinja

Exercite sua mente para estar nesta posição, imagine-se no topo com o conhecimento desejado ou realização desejada, você vai perceber que esse objetivo ficará constantemente na sua mente.

43º Hack – Para o seu dia durar mais

Seu dia terminou num piscar de olhos? Alimente seu cérebro com mais informações, quanto mais informações para serem processadas pelos seus neurônios, mais tempo longo parecerá o seu dia. Tente aprender novos idiomas, conhecer novas pessoas, lugares ou adquirir novas habilidades.

Seu corpo

44º Hack – Emagrecer

Coloque as comidas saudáveis em destaque na sua geladeira e no seu armário.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

45º Hack – Use pratos pequenos

Uma vez que utilizamos pratos menores, temos a rápida percepção de uma maior quantidade de comida e isso pode impactar a sensação de saciedade do cérebro.

46º Hack – Alarme para exercícios

Coloque uma regra para você mesmo, programe um alarme específico para exercícios em determinado momento do dia. Uma sugestão é que esta sequência não passe de 7 minutos.

47º Hack – Água para emagrecer

Beber água de forma constante evita a desidratação (que também leva a uma falsa sensação de fome) e fará você parar de comer desnecessariamente.

48º Hack – Corte sua comida para ficar satisfeito

Um estudo da Universidade do Arizona descobriu que comidas cortadas em pedaços faz a pessoa alcançar a sensação de saciedade mais rápido.

Fonte: https://abcnews.go.com/Health/lose-weight-cutting-food/story?id=16749689

49º Hack – Alimente o seu cérebro

Existem alimentos que são excelentes para a memória, atenção e concentração, são eles: salmão, nozes, abacate, grãos integrais, chocolate amargo, beterraba, chá de erva mate, sardinha, brócolis, tomates. Os alimentos a evitar são: manteigas, queijos, sobremesas muito doces, frituras e carne vermelha.

50º Hack – Músicas podem te curar

A pesquisa do cientista Matthew Sachs concluiu que pessoas que possuem alta conexão com a música, podem reduzir consideravelmente o nível de estresse, levando o corpo a produzir mais anticorpos:

Fonte: https://academic.oup.com/scan/article/11/6/884/2223400

51º Hack – Músicas te dão energia

Músicas podem influenciar na sua percepção de cansaço, de esforço e desempenho.

52º Hack – Não vá ao supermercado com fome

Nosso cérebro pede recompensas rápidas e somos facilmente atraídos por alimentos mais calóricos e facilmente digeríveis.

53º Hack – Você prefere o que é mais fácil

Você sempre vai preferir o que é mais fácil de obter, isso é uma armadilha da mente. Por isso somos tentados a colocar uma lasanha congelada no micro-ondas e prepara-la em 8 minutos. Use essa armadilha a seu favor, faça ou compre kits saudáveis e congele a porção semanal.

54º Hack – Seja o primeiro a pedir

Somos seres influenciáveis, por isso, em um restaurante seja o primeira a fazer o pedido se você deseja um alimento saudável.

55º Hack – Reduzir a dor

Você pode reduzir a dor em uma parte do corpo simplesmente olhando para ela com um binóculo invertido. Esse fato acontece quando enganamos nosso cérebro visualmente, diminuindo visualmente a importância da parte afetada.

Fonte: https://www.eurekalert.org/pub_releases/2008-11/cp-pii112508.php

Hacks Variados

56º Hack – Use dinheiro

Quer economizar? Reduze o uso do cartão de crédito e use mais o dinheiro.

57º Hack – Vestir Vermelho pode fazer você vencer

Dois pesquisadores britânicos estudaram os resultados das olimpíadas de 2004 e descobriram que pessoas ou time que usavam vermelho eram mais propensos a vitória.

Fonte: https://www.nature.com/articles/435293a

58º Hack – Leia antes de dormir

A leitura antes de dormir é uma prática que não apenas facilita o sono como também fixação do conteúdo lido.

Publicidade - OTZAds

59º Hack – Leia dois livros ao mesmo tempo

Ler dois ou mais livros ao mesmo tempo exercita o seu cérebro. O simples fato de criar diferentes contextos, cenários e conteúdos distintos, é um poderoso exercício cerebral. O mesmo vale para aprender idiomas.

60º Hack – Não acumule tarefas

Conhecido pela regra dos 2 minutos, ou seja, tudo aquilo que pode ser realizado em menos de 2 minutos precisa ser realizado de forma imediata. Isso evita a famigerada procrastinação.

61º Hack – Guarde um lugar para suas conquistas

Criar um “cantinho das conquistas” em sua casa para guardar seus troféus, medalhas ou diplomas trará uma sensação de querer mais conquistas e despertará uma admiração por você mesmo.

62º Hack – Evitar o cansaço ocular

A cada 20 minutos, tente olhar por 20 segundos para um ponto fixo. Um dos principais músculos que ficam cansados com longas jornadas são os ligados aos olhos.

63º Hack – Sonhos lúcidos

Durante o sono, você será capaz de controlar a realidade, criar situações, criar pessoas para interagir, poderá até mesmo estudar. Uma técnica para atingir os sonhos lúcidos é a MILD (Indução Mnemônica de Sonho Lúcido):

  1. Ao se deitar, repita para si mesmo que vai ter um sonho lúcido, isto vai ajudar a fixar a ideia;
  2. Acorde depois de quatro a seis horas (use o despertador!) e ainda deitado, pense no sonho que acabou de ter;
  3. Escolha algo para servir como teste de realidade, insira seu teste de realidade no sonho;
  4. Volte a dormir mentalizado cada passo do sonho e repita o passo 1. Se der certo você retornará ao mesmo sonho. Quando ocorrer o teste de realidade, o sonho ficará lúcido. Permaneça calmo e comece a explorar.

Outro método chama-se CAT (Técnica de Ajuste de Ciclo):

  1. Quando for dormir, repita pra si que vai ter um sonho lúcido;
  2. Ajuste seu alarme para acordá-lo 90 minutos mais cedo, durante uma semana. Na segunda semana, alterne: um dia você acorda 90 minutos mais cedo, outro no horário normal;
  3. Essa técnica vai condicionar o seu cérebro a acordar sempre 90 minutos antes, fazendo com que ele esteja mais desperto do que o seu corpo na fase REM. Faça o teste de realidade e descubra se funcionou.

64º Hack – Forçar um sorriso

Quando estiver triste, tente sorrir, mesmo que forçado, isso pode enganar o seu cérebro. O movimento muscular é de certa forma interpretado por nossos neurônios. Forçar um sorriso pode reduzir a tristeza e melhorar o seu humor.

65º Hack – Exercite sua criatividade

Não importa se sua área de atuação profissional não seja ligada a algum processo criativo, é muito importante exercitar a criatividade, isso traz diversos benefícios que vão te ajudar no dia-a-dia. Desenhe, pinte, escreva ou até mesmo componha uma música.

66º Hack – Ofereça duas opções

Sempre que quiser que alguém aceite algo, ofereça duas opções ao invés de perguntar se a pessoa quer ou não. Funciona muito bem com crianças: pergunte se a criança quer 3 ou 5 pedaços de legumes ou se ela quer tomar a vitamina no copo azul ou vermelho.

67º Hack – Alucinações de forma lícita

           O experimento Ganzfeld é uma técnica da neurociência utilizada para testar a percepção extra-sensorial, ela faz o cérebro interpretar a luz de uma nova forma.

Corte uma bola de ping pong ao meio:

  1. ·     Esteja sentado ou deitado;
  2. ·     Prenda cada metade sobre um dos olhos com uma fita adesiva;
  3. ·     Utilize uma iluminação vermelha;
  4. ·     Utilize um bom fone de ouvido;
  5. ·     Utilize um som de ruído branco (o mesmo chiado de rádio fora do ar) em baixo volume.

Após 5 minutos já será possível sentir alucinações.

68º Hack – Conte para todos

Você tem uma meta, objetivo ou sonho? Muito bem, conte para todo mundo! Isso irá te motivar a conquistar.

69º Hack – Andar de cabeça erguida

Andar de cabeça erguida pode te evitar um assalto. Isso ocorre porque na maioria das vezes, ladrões procuram alvos mais fáceis e pessoas de cabeça erguida passam a mensagem de estado de alerta.

70º Hack – Telas escuras podem te ajudar

Não canse os olhos para não perder produtividade, um bom truque é reduzir o brilho ou mudar a paleta de cores do seu computador para cores mais escuras.

Publicidade – OTZAds