8 dicas para empreender sem medo

8 dicas para empreender sem medo

agosto 13, 2022 0 Por TechMobile

1. Conheça o mercado em que quer atuar

“Conhecer o mercado onde pretende atuar é fundamental. Então, o empreendedor precisa buscar informações sobre o segmento e utilizá-las para pensar sobre o modelo de negócio; ou seja, como o negócio será estruturado para disponibilizar os produtos e serviços aos clientes, qual o canal de venda, qual o diferencial, como se comunicará com o mercado, estrutura de custos, preço de venda, dentre outros”, explica Maria Alice.

2. Construa um plano de negócios

Qualquer negócio, independente do porte ou da área de atuação, precisa de planejamento para alcançar bons resultados. O plano de negócios deve ser um dos primeiros passos na construção de um empreendimento. Tire um tempo para colocar tudo no papel: “detalhar a operação do negócio, produtos e serviços, custos, projeção de fluxo de caixa, análise de viabilidade econômica e financeira”, pontua a consultora do Sebrae.

Existem formatos e modelos diferentes de planos de negócio e você pode adotar o que melhor se encaixar com a realidade do seu empreendimento. O próprio Sebrae disponibiliza um software que pode ajudar no processo. Você pode acessá-lo clicando aqui.

3. Não espere resultados imediatos

“Como em qualquer empreendimento, a fase inicial terá pouco resultado e requer muito trabalho para buscar novos clientes e tornar o negócio conhecido. O resultado não acontece de imediato – é preciso preparar-se e manter uma reserva financeira enquanto a empresa não gera os recursos necessários para girar sozinha”, lembra Maria Alice.

4. Formalize sua situação

Caso você se encaixe no perfil de microempreendedor individual, vale a pena buscar a formalização da sua atividade. “Você torna-se, efetivamente, um profissional aos olhos do cliente. Logo, transparece credibilidade, seriedade e segurança. Além disso o processo para ser um MEI é muito rápido, então vale a pena deixar o negócio mais profissional”, aconselha Luís.

5. Venda e divulgue seu negócio na internet

Não importa qual seja o seu segmento: a internet é uma plataforma poderosa de divulgação. Além disso, é um dos meios mais acessíveis, uma vez que não é necessário gastar com papel ou com compra de anúncios – ainda que existam meios pagos na web, toda a divulgação pode ser trabalhada de forma gratuita.

6. Construa um bom relacionamento com seus clientes

Aposte em canais de comunicação próximos e tire um momento do seu dia especialmente para atender dúvidas e responder contatos de clientes e interessados no seu trabalho. Além do clássico telefone e endereço de e-mail, disponibilize páginas em redes sociais e atendimento via WhatsApp.

7. Monitore o desempenho das suas ações

Ao mesmo tempo que o plano de negócios é um documento guia para as atividades do empreendimento, é algo que precisa ser constantemente atualizado. Afinal, os cenários mudam, o mercado pode ser inconstante e as estratégias podem não funcionar tão bem quanto o imaginado. “Se você estabeleceu a meta, é preciso certificar-se que está no caminho certo. Monitorar é fazer este acompanhamento e corrigir o rumo quando necessário”, conclui a especialista.

8. Organize-se pensando no futuro

“Comece pequena, mas pensando como grande: organize suas oportunidades de negócio, seu financeiro, seu marketing. Deixe tudo registrado e atualizado. Assim, em pouco tempo você consegue mensurar os próprios resultados e começa a construir sua base. Em breve você terá informações e instrumentos para definir melhor sua estratégia de crescimento e investimento”, argumenta Luís.